Uma Resposta ao Despejo de 2009
Diante da situação documentada pelo filme “Despejo no Parque Cocaia”, moradores do bairro reagiram com luta, e com isso houve alguns avanços. Ao invés dos 8 mil reais e 10 dias para sair das casas, como foi imposto pela Prefeitura, arrancamos dela um contrato para todas as famílias, que garantia o pagamento do auxílio-aluguel até a construção de apartamentos (na Mata Virgem), e para quem não aceitou essa proposta a Prefeitura deu uma indenização um pouco melhor.
3 anos depois desse despejo os tais apartamentos ficaram prontos, e foi por causa da luta que famílias da Toca tiveram prioridade. O problema é que nem todas as pessoas despejadas na Toca tiveram esse direito, e para piorar, os apartamentos que saíram não foram entregues de graça, e quem foi para lá terá que passar 20 ou 30 anos pagando até acabar com a dívida assumida. Além disso, nenhuma nova moradia pode apagar a violência que foi cometida contra os moradores da Toca, e os traumas produzidos nessas famílias.
É assim que agem os governantes, e contra isso a única arma que temos é a nossa união e a nossa organização. Se em 2009 tivesse havido mais união, e se as pessoas tivessem resistido ao início do despejo, com certeza a história teria sido diferente, e muito sofrimento teria sido evitado.
O filme abaixo retrata um pouco da luta que ocorreu naquela época.
Pingback: (Vídeo) Memória da Luta – 3 (SP) « Pela Moradia