20 Anos do Levante Zapatista

Viva as Comunidades Autônomas Zapatistas!

Somos todos zapatistas!

Somos todos zapatistas!

No primeiro dia de 1994 o mundo foi surpreendido pelo Levante Zapatista. Um até então desconhecido exército indígena tomou de assalto diversas cidades no estado mexicano de Chiapas. Não era um Golpe de Estado. Não era uma jornada de luta por políticas públicas. Não era a radicalização de uma disputa eleitoral.

Muito pelo contrário, era um Levante Popular que colocava em questão um sistema econômico assentado na exploração e na opressão de grandes massas da população, em favor dos lucros dos magnatas. O Levante colocava em questão um sistema político devotado a manter as relações de exploração e a arrancar das pessoas a capacidade de decisão sobre os rumos de suas próprias vidas. O Levante colocava em questão um sistema cultural que tenta reduzir as formas de expressão, de comunicação e de percepção, bem como todos os produtos culturais, à condição de mercadorias toscas, enlatadas, e descartáveis, esmagando tudo o que não consegue se apropriar.

Os zapatistas declararam autônomos seus territórios, e apesar de todos os ataques que sofrem cotidianamente, por parte do exército, da polícia e das milícias mexicanas, bem como da grande mídia e dos grandes grupos econômicos, as comunidades autônomas buscam constriur cotidianamente suas próprias formas de governo, de educação, de saúde, de transporte, de produção, de relação com a memória e com a história, de produção cultural e artística, de comunicação, e assim por diante. O desafio é nada menos o de construir novas relações sociais, e consolidar um incessante, profundo e criativo processo revolucionário.

Viva a Luta Zapatista! Todo Poder ao Povo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s