Enchente no Jd. Pery

Um Filme que se Repete pela Cidade

Começa a época de chuvas, e com ela o desespero de muitas famílias que sofrem ano após ano com as enchentes. Sabemos que não é a “natureza” ou “São Pedro” os culpados pelo suplício dos tantos e tantas de nós castigados pela seca e pelas enchentes. 

Aqui em São Paulo, o orçamento para prevenção de enchentes é irrisório, e ainda assim ano após ano a prefeitura não gasta nem metade dele. Afinal, quem nos governos se importa com a população pobre? Além disso, as enchentes viraram uma arma da especulação imobiliária para despejar as famílias que são consideradas obstáculos às obras e às tramóias tão lucrativas para imobiliárias, construturas, incorporadoras, políticos, juízes etc. E para piorar, muitas das enchentes são causadas ou pelo menos agravadas por obras malfeitas.

Divulgamos aqui um vídeo feito por um companheiro da Zona Norte, logo depois de uma enchente que aconteceu há alguns dias, na Favela do Flamingo. Infelizmente, trata-se de um filme já conhecido por nós do extremo sul. E se todos os extremos da cidade não se unirem para mudar essa situação, continuaremos a presenciar e a viver esse tipo de tragédia. 

Anúncios

4 Respostas para “Enchente no Jd. Pery

  1. Pingback: 13 DEZEMBRO 2012 (BR-SP) Diário do morador: Enchente no Jardim Pery : Passa Palavra

  2. As três comunidades existentes no Jardim Pery esperam mudanças já desde quando surgiram, cada uma no seu tempo… A comunidade do Flamingo é a mais antiga. Iniciada no final da década de 60, e formada inicialmente por gente vinda de outras cidades do interior do estado e de Minas Gerais. Mais tarde devido a falta de emprego nos estados do Norte e Nordeste muitos povos migraram também para São Paulo em busca de oportunidades, absolvidos pra mão de obra pesada na construção da adutora do sistema de abastecimento de água – ETA GUARAÚ- da SABESP…Quando acabou a obra a maior parte dos operários ficaram sem emprego e sem moradias foram parar nas margens do córrego Guaraú, onde edificaram as primeiras casas….Até os tempos de hoje cerca de mais de 12oo famílias residem ainda no local…
    Pra piorar a situação o governo do estado tem em proposta a construção do trecho norte do rodoanel, que vai atravessar por dentro da Serra da Cantareira, obra que vai desmantelar parte da floresta e gerar forte impacto a curto, médio e longo prazo, e, além disso tende também a remover povos cujas habitações fizeram no limite do traçado escolhido a dedo pela DERSA, de forma proposital, como a exemplo da área do Flamingo no Pery vir a ser toda desocupada, removendo todos os moradores para servir de área de logística para guardar materiais, equipamentos e suprimentos das empreiteiras a vir construir o rodoanel nesta região……..Ou seja, trarão uma obra monstro que vem pra destruir vidas e matas………

  3. Pingback: (Vídeo) Enchente no Jd. Pery (SP) « Pela Moradia

  4. Fernanda Rodrigues

    Há anos que esta comunidade do Jd Pery vem sofrendo com este problema. Me arrisco ainda em dizer que o estrago causado nas famílias desta comunidade hoje em dia só não são piores, porque o governo há uns anos atrás desocupou uma outra favela, próxima. Essa é a solução que nossos governantes encontram para “acabar” com o problema das enchentes, desabrigando famílias… E mais tarde : “limpando” as ruas!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s