Saúde no Extremo Sul

Respostas às reivindicações sobre a UBS Eliana

No dia 7 de maio fizemos um pequeno protesto em frente à UBS do Jardim Eliana, e apresentamos à Coordenadoria e à Supervisão Técnica de Saúde uma série de denúncias e de reivindicações, sobre os problemas de estrutura, a falta de médicos, a dificuldade na realização de consultas e exames, entre várias outras. Nessa ocasião foi acertado que no dia 24 seria apresentado um plano de ação para resolver esses problemas.
Diferente do que costuma acontecer quando se trata de dar uma resposta à população, dessa vez o que foi combinado foi cumprido, numa reunião que contou com a participação de membros desses órgãos, de membros do conselho gestor, de referências comunitárias etc. E os membros da Coordenadoria e da Supervisão foram atenciosos, e ao invés de tentarem nos enrolar, estipularam até o dia da reunião como prazo máximo para implementar as mudanças.
Clicando no documento abaixo, é possível ver um resumo do que foi apresentado. Dessas respostas, a gente pode destacar: o fim das filas de madrugada e das senhas, a criação de um consultório no andar térreo para atender pessoas com necessidades especiais, a reforma do banheiro, a compra de materiais e remédios que estavam em falta, o atendimento obrigatório de todos os usuários que procuram o posto por um(a) enfermeiro(a), a presença permanente de um agente de saúde para orientar e informar os usuários, entre outras.
Mas tem duas coisas muito importantes: para que essas mudanças aconteçam na prática e sejam boas, a população usuária precisa ficar atenta, e assumir sua responsabilidade no controle do funcionamento da UBS. Além disso, sobre a questão da reforma e da ampliação da UBS, bem como da construção de outras UBSs e outras unidades de saúde (de saúde mental, Pronto-Socorro, Hospital), que é algo fundamental para resolver o caos do sistema de saúde no Grajaú, não existe nada concreto (só uma previsão no tal do “Plano Plurianual”, que vai até 2013).
Ou seja, a luta está apenas começando!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s