Fazendo da rua um palco

Sobre o Hip Hop no Pq. Cocaia

Domingo teve Hip Hop e Resistência Negra no Grajaú, dando início à semana da consciência negra – tempo de lembrar os guerreiros e guerreiras de uma longa história de luta e fortalecer o combate à violência que permanece – contra os negros e contra a periferia. A violência tá lá disfarçada na ideologia que não existe mais racismo e em todo tipo de idéia preconceituosa, que discrimina e agride cada um, mas também tá escancarada no encarceramento em massa e no genocídio da juventude.

Há tempos atrás, uma atividade como esta era comum nas quebradas. Hoje não é mais, está afastada dos becos e vielas. Mas a favela (ainda) pede rap. Com todo seu potencial de denúncia, contestação e transformação da realidade.

Neste dia, tão especial para os moradores do Pq. Cocaia, estivemos juntos com os parceiros para pensar na importância do hip hop na nossa vida e na formação de nossos jovens e crianças. Num espaço como este, criado pelos nossos esforços, equipamentos, ajuda de quem quis somar, e sem depender de estabelecer relações mercantis, de dinheiro ou troca.

É nois por nois – um caminhão de um morador, caixas de som de outro, disposição dos grupos (os que tão a uma cota na caminhada e os que estão começando), e pronto!

Um salve a galera que compareceu, aos bboys, mc’s e aos grupos (O Conselho de Criança – direto do Campo Limpo – o Epicentro, Xemalami, CFL, Profecia, ArteRima, a galera do freestyle, do Break e do Grafite). 

Estes que são os “verdadeiros que fazem da rua um palco”, literalmente, produzindo uma cultura engajada e de luta.

Anúncios

2 Respostas para “Fazendo da rua um palco

  1. Resistência sempre!

  2. É isso aí galera, a periferia necessita de cultura, paz e união entre as comunidades de todos os extremos, Norte, Sul, Leste, Oeste etc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s