Truculência Carioca

Os Exemplos do Rio de Janeiro

Difícil passar um dia sem recebermos notícias da truculência da atual administração estadual do Rio de Janeiro, bem como da administração municipal da “cidade maravilhosa” (maravilhosa pra quem?). Algumas dessas notícias circulam apenas em meios muito restritos, e quase não têm repercussão, como o despejo no Campinho (para mais informações, veja este vídeo, feito pelo jornal A Nova Democracia).

Outras notícias são apresentadas como episódios de novela ou como o filme de ação de Hollywood recém-saído do forno, e são aplaudidas pelas elites e pela classe média, como o pseudo-combate ao “crime organizado” (na verdade a reestruturação do crime e a lucrativa reorganização das cidades, para deleite das construtoras, dos especuladores, etc.).

E outras notícias, ainda, são apresentadas como algo simplesmente bizarro, como o protesto dos bombeiros, que invadiram o quartel há poucos dias.

O ponto em comum entre todos esses “eventos” é o grau de violência com que atua o Estado, e a maneira escancarada com que se reprime, se condena, e se trata as questões sociais como caso de polícia, casos estes que são tratados como aberrações, que devem ser simplesmente esmagadas. Esse padrão de criminalização da pobreza e da política se repete por todo canto, e aqui em São Paulo lidamos com ele cotidianamente, talvez numa forma mais disfarçada.

Mas sabemos que se recuarmos diante desse quadro e deixarmos de lado os esforços organizativos já tão precários que realizamos aos trancos e barrancos, essa situação só irá se agravar e nossa posição ficará ainda mais prejudicada. Força aos companheiros e companheiras do Rio de Janeiro que resistem a essas administrações tão podres e autoritárias!

Anúncios

2 Respostas para “Truculência Carioca

  1. Pingback: Truculência Carioca – Os exemplos do Rio de Janeiro « Pela Moradia

  2. Pingback: Truculência Carioca – Os exemplos do Rio de Janeiro « Pela Moradia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s