Creches no Grajaú

Após mobilização, algumas creches voltam a funcionar. Mas o problema ainda não foi resolvido.


Após quase dois meses de organização coletiva para pressionar o poder público, pequenos protestos e manifestações, a situação começa a se normalizar no Grajaú. Embora ainda haja muitas outras demandas relacionadas à educação infantil, a mobilização motivada pelo fechamento de sete creches contribuiu para dar um fim na morosidade para resolução da situação que se desenrola desde março deste ano, como se pode ler em outros textos publicados no Blog.

A primeira resposta foi a promessa de realocação de crianças cujas mães participavam do processo organizativo, depois ocorreu a reabertura de prédios e a contratação de novos institutos conveniados, ou seja, muitas coisas que nos foram apresentadas como procedimentos complicados demais por conta de “trâmites burocráticos” foram resolvidas rapidamente.

Nas últimas semanas e, sobretudo, nos últimos dias anteriores à audiência pública marcada com o Secretário da Educação, oficiais de justiça estiveram nos prédios fechados para legalizar seu funcionamento, convênios com outros institutos foram firmados, e mães e responsáveis foram convocadas a refazer matrículas de seus filhos e filhas.

O Secretário da Educação, Alexandre Schneider, desmarcou sua presença na audiência Pública em cima da hora, sem avisar a ninguém, em sinal de profundo desrespeito pelo processo e nenhum interesse de participação popular em sua gestão. Esta foi remarcada para o dia 6 de outubro. No dia 22 de setembro, um grupo de trinta pessoas, incluindo crianças pequenas, fez questão de marcar presença lendo texto elaborado para a audiência que não aconteceu na sala de reunião da Comissão de Educação da câmara dos vereadores.

O grupo de mães e apoiadores, no entanto, continua em alerta para o que ainda deve ser solucionado, como o direito ao transporte para crianças que foram realocadas para CEIS distantes de seus bairros, para vagas que não reabriram, para a qualidade do atendimento, etc.

Impossível não notar a atenção com que os vereadores ouvem as reivindicações das mães

Impossível não notar a atenção com que os vereadores ouvem as reivindicações das mães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s