Até a conquista das creches

Mães realizam protesto na Diretoria Regional de Educação

da Capela do Socorro



Um conjunto de mães (muitas carregando seus filhos pequenos), junto com membros do CEDECA-Interlagos e da Rede Extremo Sul realizaram hoje uma manifestação na Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro. Empunhando cartazes, cantando e puxando gritos-de-ordem (como “Sem creche não dá pra ficar / É nosso direito e nós vamos lutar), reivindicou-se a elaboração de um documento assinado pela diretora Leila Portella Ferreira, relatando as propostas da Diretoria, bem como os respectivos prazos de cumprimento, para dar fim ao suplício de centenas e centenas de mães e de crianças que perderam suas vagas em creches após a ruptura de um convênio entre Prefeitura e uma instituição que gerenciava 7 instituições de ensino somente na região do Grajaú, problema que já se estende por meses.

Ao invés da diretora, que não se encontrava no prédio, os manifestantes foram recebidos por uma representante do setor jurídico da Diretoria, uma pessoa bastante truculenta, que mais uma vez despejou sobre as mães uma lista de trâmites e empecilhos jurídicos que supostamente justificariam a situação, e demonstrariam que a Diretoria de Educação estaria fazendo tudo que podia ser feito – menos, segundo as palavras dela, “fazer chover”, ou seja, menos resolver a situação com a rapidez que o problema exige.


Após muita insistência, foi elaborado um documento, sem assinatura, que concretamente apresentava solução para apenas um caso (o da creche Sonho do Amanhã). Além disso, falava que outros três casos já estariam resolvidos, quando na verdade as crianças foram encaminhadas
para creches noutros bairros, sem a garantia de transporte, o que na prática significa a manutenção do problema. Por fim, sobre os casos  restantes, não apresentava nada de concreto.

Avaliando que o recado foi passado, e à falta de canais ali para avançar na reivindicação, os manifestantes decidiram encerrar o ato, com a certeza de que ainda terão que lutar bastante até a conquista de atendimento educacional a todas as crianças que perderam suas vagas.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s