Saíram os cheques e os contratos das famílias da Vila Brejinho

Finalmente saíram os cheques e os contratos das famílias da Vila Brejinho

O contrato

Desde o início de dezembro com casas inundadas e em risco, e depois de muita luta, as famílias da Vila Brejinho assinaram esta semana um contrato que lhes garante um auxílio-aluguel até que lhes seja entregue uma alternativa habitacional definitiva. Apesar de estar longe do ideal, essa proposta da prefeitura foi aceita devido à situação emergencial que as famílias se encontravam há tanto tempo, e agora vamos continuar lutando para que essa solução seja dada aos demais moradores do Pq Cocaia I que também estão em risco.

O que acaba de ocorrer na Vila Brejinho nos ensina muitas coisas importantes: primeiro, que só com luta e organização da própria comunidade é que é possível conquistar nossas reivindicações, porque antes da comunidade se mexer a única coisa que os moradores encontraram foram notificações de despejo, ameaças e portas fechadas.

Outra lição é que é mentira que moradores que estão em áreas supostamente privadas não têm direito a nada ou que a Prefeitura não pode fazer nada por eles (a não ser despejar), pois o terreno da Vila Brejinho, segundo os juízes, pertence à EMAE, uma empresa privada.

Por último, essa luta mostra a importância e a possibilidade de que tudo o que seja discutido ou prometido pela prefeitura seja colocado no papel, na forma de um contrato assinado pela prefeitura e por cada morador, que tem o direito a uma cópia. Só depois de pronto esse contrato é que os moradores devem assinar o que quer que seja, pois esse documento é a garantia de que amanhã ou depois a conversa não vai mudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s