1 Ano do Massacre do Pinheirinho

1 Ano do Massacre do Pinheirinho

220112_massacre-do-pinheirinhoHá um ano milhares de pessoas foram expulsas de uma área onde construíam suas vidas desde 2004. A violência empregada pela polícia foi terrível, e o Estado como um todo deu mais uma monstruosa prova de que é capaz de fazer qualquer coisa (incluindo infringir suas próprias “leis”) para defender o interesse dos endinheirados, contra a população pobre.

p9Esse ano deve ter sido muito longo para as famílias do Pinheirinho, e infelizmente ele ainda não acabou. Afinal, a elas não foi dada nenhuma alternativa habitacional e nenhuma reparação pelas perdas e pela violência das quais foram vítimas durante e depois do Massacre.

Assim, o sofrimento dessas pessoas permanece presente, e se prolonga no de milhões de outras pessoas: as exploradas, as ameaçadas por despejo, as vitimas da violência policial, as que morem nas filas do hospital, as que são discriminados, e tantas outras.

incra-ocupadoNo entanto, acumulam-se os massacres e se planejam tantos outros, como o que se anuncia no caso do Assentamento Milton Santos e de tantos outros assentamentos, acampamentos e ocupações Brasil afora.

Enquanto esse sofrimento, tão disseminado, não cimentar nossa união, e enquanto ele não for canalizado para o combate desse sistema que nos massacra, a cada ano teremos mais massacres para lembrar e lamentar. Que os lutadores e as lutadoras não demoremos a decidir e a dizer numa só voz: este foi o último! A dor desses massacrados é a nossa dor! 

About these ads

2 Respostas para “1 Ano do Massacre do Pinheirinho

  1. Pingback: 1 Ano do Massacre do Pinheirinho (SP) « Pela Moradia

  2. Pingback: Brasil: “Massacre do Pinheirinho”, um ano depois · Global Voices em Português

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s